Corda Opera Unicore 8,5 mm da Beal

18.07.2019

 

 

 

A Beal resolveu inovar, e traz para o mercado uma corda inigualável. Não são poucos os predicados. Ao pegar nela já sentimos o seu peso, melhor dizendo, sua falta de peso. É muito leve, a primeira corda abaixo de 50g/m de corda, cerca de 48g/m. Isso faz 60m de corda pesarem incríveis 2,88kg. Ela tem um coeficiente de atrito com a rocha e as costuras mais baixo do mercado, isso quer dizer que o  atrito seco dela - o arrasto dela ao evoluirmos na via - é bem baixo.

 

Escalando, podemos dizer que não deu para sentir qualquer arrasto ou peso até os 40m de corda, muito leve em todos os sentidos. Ela traz uma etiqueta alertando “essa corda não é para principiantes”. A advertência faz sentido, como ela desliza muito bem, e como tem apenas 8.5mm de diâmetro, ela corre bem dentro de ATCs e aparelhos do gênero, precisando de cuidado especial ao rapelar.

 

Mas isso é compensado pela sua leveza. Mas ela é mais do que isso. A Unicore, como o nome diz, tem um “coração” só, complexo. Não é apenas uma alma e uma capa em volta dela. Existe uma subcapa costurada na alma, e a subcapa está costurada na capa. Há vídeos no YouTube mostrando o que isso significa. Ela pode sofrer cortes verticais, ao longo do seu comprimento que ela não se desfaz como uma corda normal faria ao ser cortada longitudinalmente. A Opera segura a onda mesmo depois de vários cortes. Isso dá muita segurança para quem escala em áreas de pedras laminadas e fendas preocupantes.

 

Para finalizar, e não satisfeita com suas qualidades, é a única corda que tem três certificações: você pode usá-la em única, pode usá-la em dupla e pode usá-la como corda gêma, proporcionando uma flexi­bili­da­de impressionante. Eu já estou com uma única de 60m e duas para escalar em dupla de 45m. Como ela é vendida em azul e verde, minha Opera dupla terá 45m em verde e 45m em azul.

 

A Opera Unicore vai fazer escola, e as outras terão que correr atrás.

 

Recomendamos!

Please reload