top of page

Corda Opera Unicore 8,5 mm da Beal

A Beal resolveu inovar, e traz para o mercado uma corda inigualável. Não são poucos os predicados. Ao pegar nela já sentimos o seu peso, melhor dizendo, sua falta de peso. É muito leve, a primeira corda abaixo de 50g/m de corda, cerca de 48g/m. Isso faz 60m de corda pesarem incríveis 2,88kg. Ela tem um coeficiente de atrito com a rocha e as costuras mais baixo do mercado, isso quer dizer que o atrito seco dela - o arrasto dela ao evoluirmos na via - é bem baixo.


Escalando, podemos dizer que não deu para sentir qualquer arrasto ou peso até os 40m de corda, muito leve em todos os sentidos. Ela traz uma etiqueta alertando “essa corda não é para principiantes”. A advertência faz sentido, porque como ela desliza muito bem, e tem apenas 8.5mm de diâmetro, ela corre bem dentro de ATCs e qualquer aparelho de atrito similar, precisando de atenção especial ao rapelar, ou usá-la de modo geral com essa intenção de frear.


Mas isso é compensado pela sua leveza, mas ela é bem mais do que isso. A Unicore, como o nome diz, tem um “coração” só, complexo. Não é uma alma e uma capa em volta dela, como todas as outras. Existe uma subcapa costurada na alma, e a subcapa está costurada na capa. Há vídeos no YouTube mostrando o que isso significa. Ela pode sofrer cortes verticais, ao longo do seu comprimento e não se desfaz, como uma corda normal faria ao ser cortada longitudinalmente. A Opera segura a onda mesmo depois de vários cortes. Isso dá muita segurança para quem escala em áreas de pedras laminadas e fendas preocupantes.


Para finalizar, mais uma novidade: é a única corda que tem três certificações: você pode usá-la em única, pode usá-la em dupla e pode usá-la gêmea, proporcionando uma flexi­bili­da­de total ao gosto do freguês. Curioso, o preço dela é competitivo com as outras cordas, o que nos pareceu surpreendente. Já estamos com uma única de 60m e para escalar duas em dupla de 45m. Como é vendida em azul e verde, a dupla tem 45m em verde e 45m em azul. Atenção, isso não é "luxo", é importante, para os poucos "malucos" como estes que vos falam que escalam com corda dupla que, nesse caso, sempre usem cores diferentes. Há muitos motivos de segurança para isso.


Essa corda vai fazer escola, e as outras terão que correr atrás.

Recomendamos!


Úlima revisão 27/04/2023

bottom of page